Serviços‎ > ‎

Electrocardiograma, Holter, MAPA ao Domicilio








Electrocardiograma



O electrocardiograma (ECG) consiste num exame extremamente seguro que pode ser pedido pelo seu Médico para pesquisa de potenciais problemas com a actividade eléctrica do seu coração.

O coração tem uma actividade eléctrica, fundamental para o bom funcionamento, nomeadamente para a contracção do músculo cardíaco, denominado “miocárdio”.

Os impulsos elétricos cardíacos ficam registados em gráficos que são, posteriormente, comparados com gráficos padrão. Através da análise destes registos, é possível saber se existe ou não alguma alteração da rede elétrica do coração assim como dos músculos cardíacos.

Apesar da execução do exame ser muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, permitindo diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves.

O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologia das artérias coronárias, enfarte agudo do miocárdio ou sequelas cardíacas de um enfarte prévio. Pode mesmo detetar se existe ou não risco de morte súbita.

O eletrocardiograma deve ser executado periodicamente, a partir dos 40 anos. A partir dele podem ser solicitados outros exames, mais específicos, se necessário.


Peça para fazer este exame quando:

Sente o pulso arritmico.
Tem uma dor de peito inexplicável. Principalmente quando essa dor é em aperto.
Tem queixas que podem ter origem cardíaca: falta de ar, tonturas, desmaios, palpitações.
Se é hipertenso
Se toma medicação que pode ter impacto sobre os impulsos elétricos cardíacos (antidepressivos, antiarrítmicos, anti-hipertensores, etc).
Se tem um pacemaker que ajuda a regular o batimento cardíaco, para saber se está a funcionar corretamente.
Quando quiser iniciar a atividade física.