Serviços‎ > ‎

Terapia da Fala - Terapeuta da Fala ao Domicílio ou Escolas










Todo o País
Ligue 707 30 30 60
Sessões no Domicílio ou na Escola



Dispomos de equipas de TERAPEUTAS DA FALA especializada na intervenção em crianças e adultos, presta serviços ao domicílio. Este apoio surge como resposta à carência desta intervenção no contexto familiar da pessoa. 

O Terapeuta da Fala é o Técnico de Diagnóstico e Terapêutica responsável pelo "desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações na comunicação humana.

Para uma melhor compreensão da função do Terapeuta da Fala designamos as áreas em que este trabalha:


Comunicação:
É realizado o trabalho com Perturbações da Interação e Comunicação (em indivíduos com necessidade de um meio alternativo e/ou aumentativo de comunicação, intervenção precoce). Através da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) é possível compensar, de forma temporária ou permanente, as incapacidades de comunicação destes pacientes.


Linguagem:
Atrasos de desenvolvimento da linguagem (ADL) e perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem (PEDL) e afasias (criança/adulto). Nesta área temos como objetivo identificar as áreas da linguagem afetadas, e depois estimular e recompensar as mesmas.


Articulação:
Atuamos em crianças com perturbações articulatórias, e ainda com pacientes com disartrias e apraxias.

A articulação verbal é a produção de fonemas (vogais e consoantes) através de um conjunto de movimentos coordenados dos órgãos fonoarticulatórios (língua, lábios e mandíbula, entre outros). Qualquer alteração, a este nível, vai interferir com a inteligibilidade do discurso (a sua clareza, a capacidade dos outros o perceberem). Temos como objetivo identificar as alterações articulatórias do paciente e auxiliá-lo na aquisição correta dos fonemas.


Motricidade:
Trabalhamos a musculatura acima dos ombros de modo a corrigir problemas relacionados com a deglutição, respiração, sucção, a mastigação, fala e nesta área é possível atenuar as rugas faciais e outras alterações faciais que surgem com a idade. A motricidade oral, é a área da Terapia da Fala, que trabalha na prevenção, avaliação e tratamento de alterações das regiões orofaciais e cervicais.

Nesta área podemos encontrar pacientes com alterações da motricidade e sensibilidade oro-facial (doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos), com dor na ATM (articulação temporomandibular), com más oclusões dentárias (causadas por uma baixa tonicidade muscular), com paralisia facial, com deglutições fora do padrão normal (crianças com deglutição atípica ou adaptada), com disfagia, com desvios mandibulares, com dores em pontos diversos na face (nódulos metabólicos), com respiração oral, etc. O nosso objetivo será minimizar ou tratar as alterações presentes, através de técnicas terapêuticas específicas, auxiliando o paciente a obter movimentos harmónicos faciais, diminuindo o desconforto e aumentando o controlo nas estruturas musculares.


Voz:
Trabalhamos com pacientes que tenham perturbações na voz, ou seja que apresentem má altura tonal, intensidade e/ou a qualidade da voz alterada (causado por nódulos, pólipos, edema de Reinke, entre outros).


Disfluência:
Trabalhamos com pacientes que manifestem dificuldades na fluência e ritmo, ou seja com gaguez, que é caracterizada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos, na emissão de pequenos elementos da fala (sons, sílabas e palavras monossilábicas) que afetam o fluxo natural do som da fala. Nesta área temos como objetivo adequar a fluência e ritmo através de exercícios específicos.